quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

VASCO DA GAMA PASSA AOS OITAVOS COM DISTINÇÃO

Um regalo ver os juniores hoje em NINE perante uma equipa da 1ª divisão. O Vasco trazia na bagagem uma esperança muito grande na passagem aos oitavos despachando assim pela segunda vez uma equipa de escalão superior. Antes do jogo se iniciar á conversa com o técnico, já esperava-mos um feito destes, pois estava tão confiante no sistema que trazia na manga e nos seus interpretes para hoje que até ficamos com medo do que aí vinha.

O resultado foi brilhante, traduzido num futebol de altíssimo quilate, onde todos sabem a missão que lhes está destinada e executam-na com mestria e classe. Parece quererem dizer que o jogo de Antime foi um acidente de percurso.

O Vasco Gama apresentou um novo sistema e algumas novidades no onze:

Na baliza Rafael, nas laterais Ferrinho e Carvalho, no centro Moura e André, na posição 6 Sergio, mais á frente á sua direita Elvio e á esquerda Leonel, bem abertos na frente á direita Tiago á esquerda Joãozinho e na frente ataque Gig´s. As pedras estavam perfeitamente distribuídas no campo numa simbiose perfeita de força e técnica e os espaços bem ocupados defensivamente. O Vasco iniciou com grande à vontade e anulava as investidas contrárias saindo sempre com a bola controlada, e com frente de ataque bem aberta, fazia a bola percorrer vários jogadores e o futebol era vistoso e de uma intensidade grande. Jogava-se taco a taco, sempre com a bola mais vezes a rondar a baliza dos da casa e aos 30 minutos o Vasco consegue 4 cantos seguidos sem contudo conseguir meter a bola na baliza. Aos 40´surge o 1º caso do jogo com uma infelicidade de Elvio (até aí a jogar muito bem) que ao levar pareceu-nos uma bolada teve que abandonar devido a um contusão no dedo mão, sendo conduzido de imediato ao hospital. Foi substituído a toda pressa por João quem nem tempo teve para aquecer. Os restantes minutos decorreram sem nada a acrescentar. Veio o 2º tempo e se o Vasco nos 1ºs 45minutos havia mostrado ao que vinha, estes 2ºs foram de um ritmo estonteante, deliciando todos os presentes com jogadas de bom recorte técnico a fazer inveja a muitos profissionais. Leonel sempre com mestria no passe, capaz de impor ritmos de jogo que não víamos antes, com toda a equipa em altíssimo plano, joãozinho um quebra cabeças, constituindo uma surpresa muito agradável, Tiago generoso, combativo mas uns furos abaixo do habitual, João dava amplitude ao futebol ataque e Gig´s hoje um verdadeiro ponta lança, nunca regateando ajuda á sua retaguarda, mas segurava a bola como mandam as regras, galgava metros e mais metros, sozinho na frente foi um belo jogo que fez.

A partir da entrada de Martins por troca com Tiago aos 65`, trouxe mais posse bola e o Vasco iniciava aí uns 25 minutos de sonho, metendo o seu antagonista num bolso, com a bola sempre a deslizar no belíssimo relvado de Nine, com trocas de bola sucessivas, procurando flanquear, mudar de velocidade e deliciar os presentes ao ponto dos seus adeptos que eram em grande número, entoar pela 1ª vez cânticos de apoio que fazia lembrar a 1ª liga. Os seus atletas começavam a trocar a bola a preceito ao som dos tradicionais “OLÈS”, pondo os da casa de cabeça perdida e a derrubar constantemente em falta os visitantes. Contamos mais de 20 as faltas cometidas no 2º período. A bola teimava em não entrar e o Vasco desesperava à procura do golo que faltava para coroar uma exibição de luxo. Aos 80 minutos o técnico efectua a ultima substituição retirando Gigs com uma belíssima actuação, fazendo entrar Ceua que com o seu porte atlético entrou cheio de vontade e colocou os defesas em sentido como quem diz "calma que este pode causar moça”. Aos 88 o Vasco constrói mais uma jogada empolgante, com a bola redondinha a passar por quase toda a frente ataque faltando o ultimo empurrão para as redes. Veio o final dos 90 minutos com o resultado muito injusto e adivinhava-se um penoso prolongamento face à intensidade posta em jogo pelos intervenientes de ambas as equipas. Puro engano, pois estes 30´ foram jogados no mesmo ritmo que para quem viesse nesse momento pensaria que o jogo estava ainda no tempo regulamentar. Efectivamente a equipa do Vasco respira saúde por todos os poros e chegando sempre primeiro á bola, construía jogadas em cima de jogadas com uma defesa exemplar que nos esquecemos de destacar mas confere uma segurança muito grande onde os seus laterais não se coíbem de dar uma ajudinha ao ataque, com Ferrinho e Carvalho excelentes na marcação e a sair, e os seus centrais que procuram estar nos sítios certos, despachando em situações de aperto. Rafael na baliza sempre muito atento, dizendo que não é por ali que o Vasco sofre e confere uma confiança grande aos seus colegas. Com tanta falta de sorte vamos para as penalidades que é uma lotaria, mas também é preciso alguma dose de confiança e saber para bater penaltys. Iniciou a série Leonel que enganou g.r. e a meia altura faz o 1º para o Vasco. Segue-se o Nine que Rafael (lá está mais uma vez ) defende muito bem, veio o Martins com toda a calma do mundo, bate muito bem e faz 2-0. O Nine volta a falhar e segue-se Joãozinho que envia a bola para fora, deixando tudo em suspensa. Este penalty falhado não belisca em nada a grande exibição que fez. Segue-se Nine que volta a falhar surge então Céua que com sua altura imponente, cheio de confiança, coloca na marca e faz, é golo e o Vasco estava nos oitavos, merecido depois de tanto sacrifício. Há abraços, cânticos, publico em delírio, jogadores a festejar com seus adeptos e familiares, foi um final bonito que à muito não víamos.

O Vasco passa á 3ª eliminatoria despachando duas equipas da 1ª divisão.

O técnico Oscar Barros também ele emocionado pediu alguns minutos para se recompor e disse á nossa reportagem:

Antes de fazer a análise deixo uma mensagem de apoio incondicional a um dos nossos atletas que por infortúnio falecimento do Avô teve que sair da convocatória e dizer-lhe que esta vitória é também dele que é o Leitão. Depois dividi-la com o Elvio pela infelicidade tida no jogo e a outra para o maravilhoso público que em muitos momentos ao ouvir-mos os seus cânticos de apoio, nos arrepiou do outro lado do campo e um obrigado às muitas senhoras que também elas prestaram ajuda e colorido muito bonito.

Quanto ao jogo dizer que os meu jovens estão de parabéns, pois fizeram um jogo muito bem conseguido, em alguns momentos brilhante e souberam ter concentração, classe e muita cabeça. Os atletas pediram-me para fazer apreciações individuais no blog, mas prefiro para já olhos nos olhos transmiti-las no balneário. Prometo mais lá para frente fazê-lo aqui se me permitirem.

A interpretação deste novo sistema, que já o disse é o meu preferido, mas faltava-me um ala de raiz que ao tê-lo 100%, não hesitei em lança-lo e tão bem jogou (Joaozinho deu mais profundidade, trabalhou muito e foi aposta ganha). Leonel é um puro estratega, que não há muitos por aí, é uma peça fundamental na equipa e depois todos os outros estão a assimilar o que pretendemos, subindo de rendimento a cada semana.

Fisicamente estamos muito bem e enaltecer por fim todo o plantel que treino após treino não falham e dão no duro para mostrar que estão ali à porta à espera da oportunidade e que nós técnicos vamos ter em conta.

Parabéns a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário