terça-feira, 27 de julho de 2010

Entrevista Treinador Escolinhas: Filipe Costa

Pergunta: Como encara este novo projecto de formação do GD Vasco da Gama?

Resposta: Para mim parece-me claro que o Vasco da Gama irá criar um projecto de formação que influenciará o panorama de formação no Concelho de Fafe e periferias. Digo-o com convicção pois o Clube tem para mim o mais necessário. Empenho e Dedicação por parte da Direcção e Experiência Formativa por parte da equipa técnica. Claro que esta Cultura acabará por influenciar toda a comunidade local, sócios, adeptos e patrocinadores do Clube. Sem o apoio destes agentes referidos nada fará sentido, pelo que convido desde já a comunidade a participar e a “transportar” consigo este seu simbolo do desporto local. Tarefa dificil? Sinceramente não me parece, pois se todos nós nos envolvermos com o Clube, a força colectiva prevalecerá. No Futebol e na vida sozinhos nada fazemos. Como equipa tudo conquistamos. Gosto sempre nestas ocasiões de referenciar uma grande figura da nossa história, “John Kennedy”, quando o mesmo justificou porque desejava levar o Homem à Lua. Ele referiu que “não ia à Lua por capricho ou vaidade, mas sim por ser dificil...”


Pergunta: O Filipe Gomes foi contratado pelo GD Vasco da Gama sem ter tido contacto prévio com o Clube. O que o fez aceitar o projecto de criar a Escolinha de Futebol?

Resposta: Na verdade várias razões. Em primeiro lugar a paixão e o empenho que o Coordenador Técnico, sr. Óscar Barros e a Direcção, na pessoa do seu Presidente, rapidamente demonstraram na apresentação do projecto. Não posso deixar de agradecer ao sr. Óscar o convite feito. Mas fê-lo de uma forma tão apaixonada que era impossivel dizer não. Depois porque creio ser possivel criar um projecto de formação sólido, que possa fazer a diferença face ao panorama actual. E eu aprecio estar num grupo que possa marcar a diferença. Após contacto formativo com nomes relevantes da formação juvenil, como o Prof. Rui Pacheco, através da ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol) ganhei a vontade de contribuir com a minha energia para ajudar a formar grandes jogadores e futuros cidadãos. A melhor maneira de assegurar que o nosso futuro é melhor é precisamente canalizarmos todo o nosso conhecimento às crianças de hoje para que sejam melhores do que nós amanhã.


Pergunta: Não se deixa de notar forte ambição nas suas palavras. Acha possivel o Vasco da Gama de Medelo formar um grande atleta que possa no futuro jogar nas Ligas Profissionais?

Resposta: Porque não? Sinceramente, porque não? Há 15 anos atrás o Andorinha da Madeira não ajudou a formar hoje aquele que é um dos melhores jogadores do Mundo? Tudo faremos para dotar os nossos jovens de mentalidade ganhadora, competitiva e de camaradagem que lhes permita superar constantes desafios que a Vida apresenta. Naturalmente que haverá uma determinada altura em que os nossos jovens talentosos serão encaminhados para outro patamar no futebol nacional, mas quando isso acontecer é sinal que todo o nosso trabalho fez sentido. O Futuro reserva sempre boas expectativas para quem trabalha e deseja muito obter sucesso. Agora, sem trabalho e dedicação nada se consegue. É essa a mensagem que gostaria de deixar aos pais dos atletas. Poderemos ter um Clube Humilde, mas a mentalidade e a dedicação é máxima. Os seus filhos irão receber de nós, equipas técnicas toda a atenção que merecem para que se formem bons atletas e cidadãos.


Pergunta: Insiste então que os pais podem ter um papel crucial no apoio à formação do seu filho no Vasco da Gama?

Resposta: Sem dúvida nenhuma. A formação desportiva passa também em ajudar os pais a assegurarem a formação que eles mais desejam aos seus filhos. O que é preciso, e faço um apelo, é que os pais também respeitem o papel do treinador da mesma forma que os treinadores respeitam os pais do jovem atleta.


Pergunta: Quais são as idades das crianças que poderão entrar na Escolinha?

Resposta: Poderão ir desde os 5 anos até aos 12 anos. Decidimos também que será inteiramente justo que também se possam receber meninas dessa idade, pois trata-se não só de justiça social como também de permitir que as meninas que gostam de jogar futebol se possam juntar às outras crianças. O Futebol tem esse poder de juntar todas as crianças a partilharem um gosto comum.


Pergunta: Já tem nome a Escolinha?

Resposta: Sim. Foi proposto o nome “Os Vasquinhos” à Direcção e o mesmo foi muito bem recebido. Penso que é um nome que as crianças irão adoptar muito bem.


Pergunta: Como pensa captar as crianças para os “Vasquinhos”?

Resposta: Propondo aos pais que possam marcar a diferença na formação dos seus filhos, entregando ao Vasco da Gama a responsabilidade, que nós aceitamos, de transmitir os valores que se imperam no Desporto. Fazer Desporto, Saúde e Bem-estar são os valores que iremos transmitir. Além disso vamos realizar um conjunto de acções locais que serão seguramente bem sucedidas.


Pergunta: Que acções locais irão fazer?

Resposta: Para já prefiro deixar no sigilo dos Deuses. Queremos fazer tudo bem feito e coordenado. Fiquem atentos.


Pergunta: Muito bem. Vamos ficar atentos então. Quando pensa fazer a 1ª captação?

Resposta: No dia 11 de Setembro (Sábado) às 10h. No entanto estamos disponiveis para esclarecer as Crianças e os Pais antes dessa data caso prefiram. Basta falar connosco. É importante que nesse dia se faça a 1ª festa de muitas com as Crianças. Pois nestas idades os treinos devem ser acima de tudo um dia divertido para as Crianças. Com respeito claro pela instituição mas acima de tudo com alegria de praticar Desporto.


Pergunta: E os equipamentos para os atletas. Já os viu?

Resposta: Sim. O Presidente já mostrou o projecto de equipamento. E sinceramente gostei muito. Tem cores actuais e atractivas. Estou com curiosidade pois sei que até os pais vão querer usar o equipamento dos seus filhos (risos).


Pergunta: Queria deixar alguma mensagem aos atletas actuais do Vasco da Gama?

Resposta: Sim gostaria de lhes assegurar que tudo faremos para lhes proporcionarmos um grande ano desportivo e pessoal e motiva-los também a envolverem-se neste projecto dos “Vasquinhos”. Até porque são novos colegas que receberão e deverão dar o exemplo às Crianças que entrarem este ano no Clube. Tenho fortes expectativas com os atletas do Vasco da Gama.


Pergunta: E aos novos atletas?

Resposta: Compareçam e façam parte desta familia. Tenho a certeza de que não se arrependerão. Insistam com os vossos pais para vos deixarem praticar desporto. É um direito que vos assiste.


Pergunta: E aos seus colegas das Equipas Técnicas?

Resposta: Sou mais um a contribuir para a nossa causa. Saibam que estarei sempre disponivel para auxiliar a fazer crescer este Clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário