sexta-feira, 2 de julho de 2010

Entrevista Coordenador Geral do Futebol Vasco da Gama - Óscar Barros

Tendo conhecimento que os convites eram abundantes, aliciantes e até de equipas doutras divisões, o que o levou a aceitar o convite do Presidente do Vasco da Gama?


Resposta: Nem eu sei pois não nos conhecíamos. Tinha em mãos variadíssimos convites que iam da formação ao futebol sénior, incluindo o profissional, inclusive seria o responsável máximo num clube da 1ª divisão, remunerado e que muitos não hesitariam tão pouco em aceitar.

A minha vida profissional e familiar não me deixava mais uma vez abraçar este projecto ambicioso e que, posso dizer, foi a terceira vez que recusei.

Mas aceitei o convite do VG, talvez pelo momento, talvez pela forma como me foi apresentado o projecto, mas também pela simplicidade das pessoas e porque sempre dei preferência a ajudar os que precisam. Aceitei quase de imediato.


Quais os objectivos delineados para a próxima época que se avizinha? O que podemos esperar do Vasco da Gama?


Resposta: Foi-me pedido para organizar o clube, dar-lhe poder estrutural, credibiliza-lo, através da criação das escolinhas e mais um escalão que entendemos ser o de iniciados, no fundo colocar a minha experiencia e conhecimento ao serviço do clube.

Não vou entrar em demagogias, tão somente prometer um Vasco Gama ambicioso, alegre, organizado, amigo, diferente e acima de tudo respeitador que deixará os Medelenses, amigos, sócios, corpo técnico, directores e publico em geral orgulhosos do que vêem mas também do que sentem.

Todos os atletas serão tratados com carinho, amor, mas também lhes será transmitido o sentido da responsabilidade e a ambição que estará em cada minuto nos nossos pensamentos.


Sabemos que o clube tenciona ter 3 escalões: Escolinhas, Iniciados e Juniores. Tudo isto sobre o seu comando.

Conseguirá desenvolver o trabalho que pretende?


Resposta: Nada disto se consegue sozinho e a primeira etapa foi reunir as pessoas certas para ocupar os cargos que necessitávamos. Posso dizer que

eu sabia quem reunia tais predicados e em poucos minutos todos deram o ok, entregando-se por inteiro ao projecto.

Sabem que nestas questões sou exigente e ambicioso, como tal estamos todos imbuídos de espírito de conquista. Conto também com uma direcção muito empreendedora que me tem colocado dentro das possibilidades, na qualidade do seu presidente, com o qual mantenho contacto todos os dias, o necessário para iniciar esta nova etapa.


Está cercado de uma série de gente ligada ao futebol há muitos anos e com provas já dadas, mas não será a equipa técnica demasiadamente grande?


Resposta: Não sei se quer referir-se a cada escalão ou no global? Para cada escalão com a experiência que adquiri ao longo destes quase 30 anos ligado ao futebol é que tem que haver um comandante para poder transmitir aos seus colegas o trabalho que se pretende e depois, em conjunto, fazer os acertos que entendem necessários. O trabalho das minhas equipas incide, na maioria das vezes, nos aspectos técnico/táctico, fazendo-o por sectores, como tal há absoluta necessidade de mais dois colaboradores e um outro para os GR. Depois, há também um factor muito importante. Como ninguém é remunerado todos têm a sua vida profissional, o que condiciona em muito as presenças a 100%, precavendo, desta forma, com mais um elemento, essas faltas de todo aceitáveis, sem prejuízo do planeamento feito. Acrescendo a isso também importante não trás prejuízo algum ao clube, a não ser a água do banho.


Deverão as outras equipas da divisão e grupo do Vasco da Gama “temer” o vosso clube na próxima época?


Resposta: Como atrás referi, queremos um Vasco Gama forte, ambicioso, ordenado e respeitador. Se estes pressupostos forem alcançados será uma grande vitória. Quanto aos pontos, posso garantir que apesar de, no caso dos juniores, ser uma equipa muito jovem, onde 80% são juniores de 1º ano e vários juvenis incluídos, dão-nos garantias de um futuro risonho. Na próxima época veremos como irão assimilar as ideias que temos em mente e o seu processo evolutivo que nesta altura é uma incógnita.


Há rumores que irá haver grandes alterações, quer em termos tácticos quer em termos de jogadores no Clube, comparativamente à época anterior. É verdade?


Resposta: Não conheço muito do que foi feito antes, mas claro que um novo projecto implica mudanças que poderão ser mínimas ou imensas.

Como já referi, neste Vasco da Gama só tem lugar quem tiver ambição, acreditar nesse projecto e estar imbuído de espírito de conquista. Quem assim não pensar posso garantir que não fará parte da equipa e isto vale não só para atletas e técnicos como para directores.

No que se refere aos juniores, que são o único escalão que vem de uma época de juvenis, haverá várias alterações, contando nesta altura com alguns atletas que garantem o futuro. Virão de vários clubes e estamos sempre abertos a novas apostas, desde que sirvam os interesses do Vasco Gama.

A forma de jogar será, por certo, diferente, assim como treino. Damos preferência a quem gosta de treinar e aqueles que nunca se sentem satisfeitos, é preciso dar sempre mais a cada dia que passa.

Quanto aos iniciados, estamos dependentes dos miúdos que irão aparecer e contamos com uma equipa técnica que tem todos os predicados para realizar um bom trabalho. Tenho plena confiança neles e a evolução dos miúdos vai ser uma realidade.


Nas escolinhas o trabalho vai ser diferente, mas a responsabilidade será ainda maior. Conseguimos trazer para esta família (que se pretende unida) alguém com ideias muito similares às minhas e posso levantar um pouco o véu dizendo que as iniciativas são muitas, algumas delas inovadoras e que pretendemos partilhar com todos.


Qual a mensagem que gostaria de deixar aos jogadores do Vasco e futuras contratações?


Resposta: O lema do Vasco Gama será sempre um (compreendendo as vertentes: Trabalho, Dedicação, Amor ao clube, Educação ,Respeito e vontade

de aprender), todos quantos pretendam seguir esta orientação serão bem vindos e darão por certo o tempo por bem empregue.

Para os juniores que pela idade que têm, pelo seu percurso de formação estar numa etapa final, pelo tempo de atletas que têm, deverão ser um Exemplo dentro e fora do campo para os que iniciam a primeira fase e que procuram seguir os mais velhos.

Seremos rigorosos nesse tipo de postura.

O que poderá a massa associativa do Vasco da Gama esperar para a nova época?

Resposta: Queremos os sócios, simpatizantes e familiares, perto do clube. Para isso basta que cada um saiba o papel que ocupa, sem nunca se intrometer em áreas que lhe não pertencem. Cabe-nos depois a nós atraí-los com alegria, correcção, praticar um futebol envolvente para que, no final, possamos todos dar por bem empregue o tempo passado.

Qual a sua mensagem para os adeptos do Clube?


Resposta: Venham acompanhar o dia a dia do clube, desde o treino ao jogo, incentivando os atletas e sentir, dessa forma, o crescimento do clube, participando nas suas iniciativas e colaborando para que, a cada dia que passe, sejamos mais e melhores.

Como nota final, gostaria de deixar uma palavra para toda a direcção onde o presidente tem sido um espectáculo e a quem auguro um Futuro de director desportivo ao mais alto nível (no trato, na dedicação, no empenho e na competência). Claro que os seus colaboradores ajudam e de que forma, mas vão sendo poucos para uma ambição tão grande. Gostaria a curto prazo de ver mais gente envolvida e a dar o seu contributo que estes homens merecem.

Da nossa parte tudo faremos para que obtenham êxito e estamos a trabalhar, disso vos asseguro, com alma e tudo se vai compondo.

Aos técnicos que acederam com alegria trabalhar comigo, o meu obrigado por aceitarem o convite e faço votos para que a época seja um êxito e que no final nos possamos sentir orgulhosos do trabalho realizado (desde o Lameiro, passando pelo Venâncio, Kali, Moisés, Daniel, Cunha e nas Escolinhas que prevejo uma agradável surpresa o Filipe Gomes, para além do meu colaborador directo David Batista.

Visitem-nos no nosso blogue onde as noticias chegam em primeira mão e este ano teremos uma inovação. As surpresas dia a dia serão muitas e poderás deixar sempre o teu comentário que para nós é importante.

Brindemos todos ao futuro do Vasco da Gama!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário